SAE  |  PRG  |  UNICAMP   



Serviço Social

Informações

EDITAL Nº 01/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS AUXÍLIO SOCIAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP

ITEM 1 – DO PROGRAMA

1.1 – A Bolsa Auxílio Social (BAS), é uma categoria de Bolsa Auxilio que integra o rol de políticas de permanência estudantil da universidade, direcionada ao atendimento de estudantes que possuam o perfil socioeconômico e atendam aos critérios da Deliberação CEPE A003/2012 e Resolução GR nº 31/2013. O objetivo da BAS é apoiar estudantes em dificuldades socioeconômicas em seu percurso acadêmico durante sua primeira graduação em instituição pública.

ITEM 2 – DO OBJETIVO

2.1 – O objetivo deste edital é dispor as condições para a seleção de Projetos para o Programa de Bolsas Auxílio Social, no qual será prestada a contrapartida por parte do bolsista selecionado em processo próprio à comunidade.

ITEM 3 – DOS PROJETOS

3.1 – Os projetos institucionais do Programa de Bolsas BAS visam contribuir nas dimensões acadêmico, pessoal e social do discente e deverão seguir as normas de inscrição e atividades descritas neste edital.

3.2 – As atividades de execução dos projetos propostos deverão ser direcionadas nas seguintes áreas:

I - Gestão;

II - Acervos, arquivos e biblioteca;

III - Apoio à Docência;

IV - Aprimoramento técnico – Artes;

V - Aprimoramento técnico – Biológica e Saúde;

VI - Aprimoramento técnico – Humanas;

VII - Aprimoramento técnico – Exatas;

VIII - Aprimoramento técnico – Tecnológicas;

IX - Informática.

X - Alfabetização e Educação;

XI - Cultura e Esporte;

XII - Desenvolvimento comunitário;

XIII - Infância e Adolescência;

XIV - Meio Ambiente;

XV - Necessidades educacionais especializadas/Deficientes;

XVI - Saúde;

XVII - Terceira Idade.

3.3 – Os projetos devem prever a realização de 10 horas semanais de atividades pelo estudante, que deverão ser supervisionadas pelo proponente.

3.4 – Cada proponente poderá inscrever até 02 projetos prevendo até 06 bolsistas em cada um deles, para a execução das atividades, desde que comportem a participação efetiva de cada participante.

3.5 – O cronograma de atividades no projeto proposto deverá prever o cumprimento da carga horária semanal de 10 horas de atividades.

3.6 – O cronograma de atividades no projeto proposto deverá prever o recesso de 30 dias, usufruído idealmente em dois períodos de 15 dias, nos meses de julho e janeiro.

3.7 – Uma vez finalizada, a proposta estará bloqueada para edição, não sendo aceitas modificações ou substituições de dados ao projeto apresentado.

3.8 – Serão desclassificados os projetos que não se enquadrarem nas disposições contidas na legislação pertinente e neste Edital.

3.9 – O proponente é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados em qualquer fase, bem como da efetiva realização do proposto nas atividades do projeto.

ITEM 4 – DAS INSCRIÇÕES

4.1 – Os projetos institucionais do Programa de Bolsas BAS serão propostos em sistema SIG do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE no período de 21/11/2017 à 07/12/2017.

4.2 – Poderão propor projetos docentes, pesquisadores e unidades/órgãos, através de servidores não docentes de nível superior integrantes do quadro da UNICAMP, responsáveis pelo setor de realização do projeto.

4.3 – Os seguintes dados deverão ser preenchidos no formulário de inscrição:

I – Dados do proponente contendo seu histórico profissional detalhado ou link de seu Currículo Lattes (link);

II – Título;

III – Resumo;

IV - Justificativa quanto à relevância para o(a) estudante e para a universidade ou comunidade externa;

V – Objetivos;

VI - Ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(s) bolsista(s);

VII - Resultados esperados;

VIII - Cronograma de execução;

IX – Área do curso.

ITEM 5 – DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS PROJETOS

5.1 – A seleção dos projetos do Programa de Bolsas Auxílio Social - BAS contará com uma Comissão de Análise das Propostas nomeada pela Coordenação do SAE:

5.1.1 – A Comissão Avaliativa será composta por:

I – Coordenação do SAE

II – Docentes e pesquisadores(as) das áreas do conhecimento: exatas, humanas, biológicas, saúde, artes e tecnológicas

III – Assistentes sociais do SAE

IV – Orientadoras pedagógicas do SAE

5.2 – A Comissão avaliará o mérito das propostas, bem como a clareza e coerência do projeto frente à formação de estudantes.

5.3 – Durante o processo de seleção, a Comissão poderá solicitar informações complementares aos proponentes, se entender necessário.

5.4 – Cada proponente de projeto está ciente de que, ao apresentar a proposta de projeto, estará se comprometendo a efetuar a avaliação de outros projetos apresentados para a seleção, segundo critérios e orientação do SAE, caso seja considerado necessário pela Comissão Consultiva.

ITEM 6 – DOS RESULTADOS E DA APROVAÇÃO DOS PROJETOS

6.1 – A Comissão divulgará aos inscritos o resultado por e-mail e no site do SAE conforme calendário divulgado no site do SAE, antes do início da vigência da bolsa.

6.2 – Cada proponente selecionado assinará um termo de compromisso se responsabilizando pelo acompanhamento e orientação do bolsista que vincular ao projeto.

6.3 – A aprovação do projeto na presente seleção não garante a alocação de bolsista, pois o número de bolsas disponíveis poderá ser inferior ao número de vagas aprovadas em projetos.

6.4 – A vinculação de um bolsista ao projeto será realizada posteriormente, de acordo com o interesse do estudante e anuência do proponente, e desde que atendidos os critérios estabelecidos no item 8.

ITEM 7 – DA VIGÊNCIA DO PROJETO

7.1 – Os projetos aprovados para o Programa de Bolsa Auxílio Social 2018, terão a vigência máxima de 12 meses, iniciando em 01/03/2018 e terminando em 28/02/2019. A vigência poderá ser menor quando o estudante for contemplado vinculado ao projeto em data posterior ao início da vigência da bolsa.

ITEM 8 – DA ESTRUTURA E PAGAMENTO DAS BOLSAS

8.1 – A bolsa subsidia estudantes regularmente matriculados na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O processo seletivo de bolsistas ocorre anualmente, conforme calendário divulgado no site do Serviço de Apoio ao Estudante.

8.2 – Os estudantes que atenderem a todos os requisitos do processo seletivo anual de bolsas, previstos na Deliberação CEPE-A-003/2012, e forem contemplados pelo SAE poderão se vincular a um dos projetos aprovados por este edital.

8.3 – O pagamento da bolsa será efetuado no 5º dia útil do mês subsequente de acordo com confirmação, por parte do orientador da bolsa, da frequência nas atividades dos projetos.

8.4 – O auxílio transporte será pago de acordo com os dias úteis previstos no calendário administrativo da universidade. Nos meses de janeiro, julho e dezembro, o auxílio transporte será pago de forma proporcional, excluídos os dias de recesso.

8.5 – Para receber a bolsa, o estudante deverá estar regularmente matriculado, com matrícula ativa na DAC. Por ocasião do encerramento deste vínculo, o valor da bolsa e o auxílio transporte serão pagos proporcionalmente.

8.6 – O estudante terá direito ao recesso anual de 30 dias seguindo o calendário institucional, dividido nos meses de férias escolares.

ITEM 9 – DOS PRAZOS

9.1 – O presente processo de seleção de projetos respeitará os seguintes prazos:

I – Inscrição de projetos ocorrerá no período de: 21/11/2017 a 07/12/2017;

II – Avaliação e parecer será realizada no período de 05/01/2018 a 16/02/2018;

III – A divulgação dos projetos aprovados ocorrerá em 20/02/2018;

IV – Período para interposição de recursos: 21/02/2018 a 22/02/2018;

V – Divulgação do resultado da avaliação dos recursos: 02/03/2018.

ITEM 10 – DOS RECURSOS

10.1 – Caberá recurso em caso de não aprovação do projeto.

10.2 – Os recursos deverão ser interpostos em até dois dias úteis após a divulgação dos resultados.

10.3 – A Comissão Avaliativa terá o prazo de 5 dias úteis para efetuar a análise e devido julgamento.

ITEM 11 – REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL

11.1 – A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por decisão unilateral do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique em direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

ITEM 12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 – Durante a fase de execução do projeto, toda e qualquer comunicação com o Serviço Social do SAE deverá ser feita por meio de correspondência eletrônica, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

12.2 – Qualquer alteração relativa à execução do projeto deverá ser solicitada, pelo seu orientador, ao Serviço Social do SAE, devendo, ainda, ser acompanhada da devida justificativa, devendo tal alteração ser autorizada, antes de sua efetivação, sob pena de cancelamento do projeto.

12.3 – O não cumprimento das normas deste edital poderá impedir a submissão de novos projetos ou a obtenção da bolsa. 

12.4 – Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste edital, bem como sobre o preenchimento do Formulário de Proposta, poderão ser obtidos através de solicitação enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou através do telefone (19) 3521-6591.

ITEM 13 – DO FORO

13.1 - Para dirimir quaisquer questões oriundas deste Edital fica eleito o foro central da Comarca de Campinas, Estado de São Paulo, com renúncia de quaisquer outros, por mais privilegiados que sejam.

Cidade Universitária, 17 de novembro de 2017.

Imprimir Email

O Serviço Social

     Em linhas gerais, a atuação da Assistência Social busca, por meio de pesquisas e análises da realidade social, formular meios de intervenção voltados para a diminuição dos disparidades socieconômicas, buscando ampliar os direitos humanos e a justiça social. O objetivo da área é garantir acesso à assistência estudantil, a partir de políticas públicas planejadas e junto a órgãos competentes, para a população mais necessitada.


    Na Unicamp, o trabalho da assistente social passa por esse viés, ou seja, busca atender os alunos com dificuldades socioeconômicas através dos programas sociais disponibilizados pela Universidade. Contudo, a equipe do Serviço Social da Unicamp apresenta um diferencial que já está embasado nas novas abordagens da assistência social debatidas nas recentes bibliografias, que é a análise global. A avaliação econômica está amparada, também, nas observações socioculturais do aluno. Tal metodologia permitiu à equipe  repensar alguns processos seletivos e ampliar as disposições e abrangências dos serviços oferecidos pelo SAE.


     Nos últimos anos, o Serviço da Assistência Social do SAE procurou, como objetivo central, desenvolver uma política racional e otimizada de gerenciamento das bolsas-auxílio, por meio de procedimentos e critérios objetivos e transparentes.  


    O Serviço Social tem a sede principal no campus de Barão Geraldo e dispõe de Postos de Atendimento na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); Faculdade de Tenologia (FT) em Limeira, e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

 unspecified

 

Imprimir Email

Projeto De Braços Abertos

O Projeto de Braços Abertos surgiu para esclarecer as dúvidas dos calouros que estão chegando à Unicamp e ainda não conhecem a Assistência Estudantil. A nossa preocupação com o calouro não é somente na sua chegada, e sim acompanhá-lo até a sua total desvinculação da Universidade.

Esse projeto busca contribuir para que os estudantes da Unicamp, mais especificamente aqueles que apresentam carência que impossibilitam ou dificultam os mesmos de se manterem na universidade, sejam acolhidos e integrados aos diversos aspectos da vida universitária, por meio de quatro fases: acolhimento, estímulo, integração e acompanhamento.

Dentro desse projeto, o acolhimento visa promover a mudança do ensino médio para a vida universitária de forma tranquila e respeitosa, orientando sobre os serviços disponíveis pelo Serviço de Apoio ao Estudante. O estimulo à participação desses alunos em nosso processo seletivo objetiva efetivar o direito de que todos os alunos possam concorrer às bolsas-auxílios, não se esquecendo de integrar o aluno com os projetos disponibilizados pelo SAE, para que o mesmo possa exercer sua autonomia visando assim a emancipação humana. Com o acompanhamento pode-se garantir que o aluno tenha o apoio do Serviço Social durante os diversos momentos da sua vida, contribuindo assim para a concretização de sua formação acadêmica e seu desenvolvimento pessoal.

Os alunos calouros devem ficar atentos ao calendário do Processo Seletivo onde consta as datas dos Plantões de Dúvidas, Oficinas Informativas e Palestra sobre Assistência Estudantil.

Imprimir Email

© Copyright 2004-2016 - SAE - Serviço de Apoio ao Estudante - todos os direitos reservados  

Poker bonus at bet365.com